Mato Grosso
TSE suspende eleição suplementar ao Senado em Mato Grosso
Compartilhe:
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu a eleição suplementar ao Senado em Mato Grosso, marcada para o dia 26 de abril.
A informação foi repassada ao MidiaNews por uma fonte do TRE-MT. A decisão foi tomada nesta terça-feira (17) pela ministra Rosa Weber, presidente do TSE.
“Determino a suspensão da realização da eleição para um cargo de Senador e respectivos suplentes no Estado de Mato Grosso – programada […] para ocorrer em 26 de abril de 2020 – até nova deliberação sobre a matéria”, determinou a ministra.
No despacho, a ministra não estabelece nova data. No entanto, não descarta que a eleição suplementar possa ocorrer junto ao pleito municipal, marcada para ser em outubro deste ano.
“Será designada nova data, com maior brevidade possível, atendidas as necessidades inerentes à preparação daquela eleição, sem descartar a possibilidade de ser ela realizada simultaneamente às eleições municipais de 2020”, disse em despacho.
Decisão
Weber reanalisou um pedido administrativo feito pelo governador Mauro Mendes (DEM) para que fosse adiada a eleição suplementar ao Senado.
Nele, Mendes alerta sobre a situação dos riscos à Saúde Pública por conta da expansão do coronavírus no Estado e a necessidade de evitar aglomerações e compartilhamento de objetos.
No despacho, a ministra acolheu o argumento e destacou que a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou que sejam adotadas providências pelas instituições públicas.
“O superveniente agravamento da capacidade de o Novo Coronavírus (Covid-19) infectar grande parte da população de forma simultânea, mesmo em locais que não tenham grande parte da população de forma simultânea, mesmo em locais que não tenham sido identificados como de transmissão interna, e a recente classificação da patologia como pandemia pela OMS”, disse Weber.
Confira despacho na íntegra:
(MIDIA NEWS)